sábado, 28 de julho de 2012

SEMINÁRIO DO TRABALHO

Entre 25 e 28 de julho ocorreu VIII Seminário do Trabalho na Universidade Estadual de São Paulo, na cidade de Marília. Organizado pela Rede de Estudos do trabalho, essa edição teve como tema "Trabalho, Educação e Políticas Sociais no Século XXI".

O seminário discutiu entre outros assuntos, a crise econômica na Europa, seu atual quadro de desemprego e precarização do trabalho, especialmente notada pelos jovens. O encontro também debateu as políticas educacionais e sociais brasileiras e os pesquisadores demonstraram que para uma educação transformadora e de qualidade é preciso mudar radicalmente os rumos atuais. Os rumos atuais investem pouco dinheiro, deixam a educação pública virar sucata e precisam ser modificados, assim como os encaminhamentos pedagógicos em geral.

No evento, participei da Sessão de Lançamento de Livros, momento no qual me dirigi à plenária para informar a produção (livro) do qual sou autor de um capítulo junto de outros camaradas de Curitiba. A mesa nessa noite tinha como temática "Estado, sindicalismo e políticas sociais" com a participação de Luiz Salvador (ALAL), Rafael Gomes (Procurador do Trabalho) e Douglas Izzo (CUT).
Nos lançamentos tratei da obra "MNCR: 10 anos na luta pela regulamentação do trabalho", disponibilizando-a ao conjunto dos trabalhadores, sindicalistas e pesquisadores do trabalho, como ferramenta de luta, como socialização de uma importante experiência da Educação Física a ser dividida com o conjunto da classe contra a regulamentação das profissões e pela regulamentação do trabalho!

Também participei do Grupo de Trabalho “Trabalho, tecnologia e reestruturação produtiva” apresentando artigo sobre a discussão que realizei em minha dissertação de mestrado. No grupo, foram quase quarenta trabalhos apresentados em dois dias abordando a temática citada, traçando um quadro de precarização estrutural do trabalho, ameaça aos direitos dos trabalhadores, assim como pautadas cooptações e resistências de classe.




Nenhum comentário: